Encerrado com balanço do PROAGĂNCIA e lançamento do novo PORTAL ABAV
Agentes de viagens, operadores turĂsticos, empresĂĄrios do turismo e dos demais segmentos do setor presentes ao evento participaram em peso do Ășltimo seminĂĄrio programado, que tratou do tema âAgĂȘncias de Turismo â Força Renovadora do Turismoâ. Com a presença da Coordenadora do PROAGĂNCIA, Isa Garbin, do diretor do ICCABAV â Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional - AntĂŽnio Azevedo e do coordenador nacional da carteira de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Dival Schmidt, o seminĂĄrio contemplou duas abordagens distintas e complementares. A primeira, conduzida pela especialista Magda Vila, ofereceu uma sĂntese das açÔes do PROAGĂNCIA. A segunda, com apresentação de Wilma Bolsoni, tratou de contextualizar o novo PORTAL ABAV no mundo da tecnologia da informação e das mudanças rĂĄpidas da internet.
Pesquisa Setorial
Magda Vila lembrou que o trabalho do PROAGĂNCIA, fruto de parceria entre ABAV e SEBRAE, começou em bases sĂłlidas. Em 2006, por ocasiĂŁo do 34Âș Congresso, foi divulgada uma pesquisa setorial ampla, com amostragem consistente de agentes de viagens e operadores turĂsticos de todo o paĂs. âA pesquisa foi determinante para traçarmos os programas subseqĂŒentes, tendo em conta as revelaçÔes e indicadores de tendĂȘncias reveladasâ, disse Magda.
FĂłrum de GestĂŁo para Gestores
Tratou-se de um programa de treinamento presencial realizado entre junho e agosto de 2007 em todas as capitais brasileiras, com a chancela e participação ativa das ABAVs de cada estado, visando reorientar os Agentes de Viagens para os novos tempos. QuestĂ”es cruciais, como a importĂąncia de se aprimorar a qualidade dos serviços prestados, melhorar o relacionamento interpessoal, criar alternativas de renda e usar a internet a favor dos negĂłcios do Agente de Viagens foram trabalhadas nos FĂłruns de GestĂŁo para Gestores. Os participantes puderam trabalhar a projeção do agenciamento de viagens para o ano de 2017, como forma de se identificar tendĂȘncias e propiciar a reflexĂŁo.
GestĂŁo de Processos
O PROAGĂNCIA nĂŁo hesitou em ousar, ao lançar o curso GestĂŁo de Processos por EaD (Educação a DistĂąncia). Dival Schmidt mencionou o fato de que o ensino Ă distĂąncia ainda Ă© pouco utilizado no paĂs. E que o uso da internet para esse fim Ă© novo e enfrenta resistĂȘncias. âO PROAGĂNCIA estĂĄ no caminho certo quando adota e acredita nas possibilidades do ensino a distĂąncia. HĂĄ pesquisas que atestam a eficiĂȘncia desta modalidade pedagĂłgica em outras ĂĄreas. Por isso, o programa sobre GestĂŁo de Processos serĂĄ retomado pelo PROAGĂNCIA em meados de novembroâ, afirma Schmidt.
GestĂŁo por CompetĂȘncias
Para finalizar o balanço das atividades do PROAGĂNCIA, Magda Vila expĂŽs um resumo do que vem a ser a âĂrvore de CompetĂȘnciasâ do Agenciamento de Viagens e OperaçÔes TurĂsticas. Trata-se de uma metodologia de avaliação de desempenho que permite planejar e monitorar a capacitação profissional e definir as novas competĂȘncias dos profissionais. Magda Vila enfatizou que âa Ărvore de CompetĂȘncia constitui um modelo que permite adequar melhor o perfil profissional Ă s necessidades das agĂȘncias. AlĂ©m de contemplar cenĂĄrios sob forte impacto de mudanças, esta modalidade de gestĂŁo proporciona Ă s empresas contrataçÔes mais bem sucedidas, com rapidez e eficiĂȘnciaâ.
Segundo o modelo, sĂŁo identificadas 11 funçÔes na estrutura ocupacional do setor de Agenciamento e Operação TurĂstica:
(01) Diretor ou Gerente de Agenciamento e OperaçÔes TurĂsticas;
(02) Assistente Administrativo-Financeiro;
(03) Promotor de Viagens;
(04) Executivo de Contas Corporativas;
(05) Assistente de Marketing;
(06) Agente de Viagens;
(07) Consultor de Viagens;
(08) Operador de Emissivo;
(09) Operador de Receptivo;
(10) Emissor de Consolidadora;
(11) Atendente de AgĂȘncias de Viagens.
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